A otimização de sites, ou SEO – Search Engine Optimization é um recurso utilizado pelos webmasters para fazer com que um site fique melhor posicionado nos resultados dos mecanismos de busca. Esta técnica já é bastante difundida, mas a cada dia surgem novidades com relação às estratégias de SEO, por isso é importante contar com pessoas qualificadas e dedicadas a este tema para manter o seu site entre os mais visitados da internet.

 

É importante saber que a otimização de sites afeta somente os resultados da busca orgânica, ou seja, não interfere nos links patrocinados, ou seja, publicidade paga. Para ter maior destaque você pode optar por fazer campanhas de links patrocinados, sobre os quais já falamos em outro post.

 

O grande objetivo do SEO é tornar o seu site mais atrativo para os internautas, contudo, você precisa primeiro provar ao mecanismo de busca que o seu site é de fato relevante. Quando uma pessoa busca um termo no Google, por exemplo, o motor de busca classifica os resultados de acordo com o que considera mais adequado à busca. E como ele faz isso? Identificando palavras-chave dentro do site que tenham a ver com o termo pesquisado. Essas palavras-chave devem estar bem distribuídas no site, constando no título da página, no conteúdo, nas imagens... Sendo assim, vamos dar algumas dicas de como otimizar o seu site para obter melhores resultados.

 

Título

O título da página é importantíssimo para o mecanismo de busca encontrar o seu site, pois ele indica precisamente sobre o que ela fala. Dessa maneira, crie títulos curtos, únicos e diretos, com palavras-chave que definam a essência do seu negócio.

 

Descrição

A descrição da sua página deve ser sucinta e despertar o interesse. Aqui palavras-chave também devem ser usadas para atrair o mecanismo de busca e, consequentemente, o usuário para o seu site. Cada página deve ter uma descrição única, que retrate de fato o que está sendo dito nela.

 

URL

URL é o endereço da sua página, por isso deve ser o mais clara possível. Em poucas palavras deve informar do que se trata a página, dispensando aquela fila interminável de símbolos e números que muitas páginas têm. Prefira URLs como http://www.meunegocio.com/contato a http://www.meunegocio.com/pagina_contato.aspx, pois a primeira é facilmente memorizada, enquanto a segunda jamais será lembrada sem que se precise anotar em algum lugar.

 

Navegabilidade

Mais importante do que uma montanha de recursos audiovisuais é ter uma página simples e fácil de navegar. Prefira a navegação em links dentro do texto, evitando muitos menus suspensos, pois tiram a dinâmica da página. Os conteúdos devem ser distribuídos dos mais amplos para os mais específicos, dando uma sequência lógica aos assuntos.

 

Criação de conteúdo

Atualmente a criação de conteúdo é um dos recursos mais importantes na otimização de sites. Criar conteúdos relevantes, utilizando as técnicas de SEO, atrai os mecanismos de busca e, é claro, os internautas. Procure saber o que o seu público busca na internet, os termos mais pesquisados, e inclua-os nos textos que desenvolver para o site.

 

Nomear adequadamente as imagens

Quando adicionamos imagens ao nosso site, raramente prestamos atenção em como elas estão nomeadas. A grande questão é que, quando fazemos uma pesquisa nos buscadores, eles também procuram por imagens que reflitam o termo pesquisado, por isso é de extrema importância nomear as imagens adequadamente. Se a imagem é de uma flor, no nome da imagem deve constar o termo “flor” e ainda a espécie, “tulipa”, por exemplo. Assim tanto o internauta quanto os mecanismos de busca serão direcionados para o seu site de forma mais eficaz.

 

Em se tratando de estratégias de SEO, a W2N possui uma equipe altamente qualificada para oferecer à sua empresa um serviço de qualidade com garantia de resultados. Para conhecer melhor nossas soluções para otimização de sites, entre em contato com a nossa equipe e solicite uma visita!