Estar na internet e manter um relacionamento estreito com seu público-alvo requer uma estratégia de comunicação muito usada hoje em dia, e o melhor: barata. Trata-se dos blogs corporativos, que estão inundando a internet e alavancando negócios de uma forma muito fácil.


Ter um blog corporativo custa muito pouco e traz benefícios enormes, como um canal direto de relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Um blog corporativo permite que você saiba o que seus clientes estão falando de você sem precisar contratar uma pesquisa de opinião e sem o intermédio de terceiros, pois eles vão diretamente a você dizer o que esperam da sua empresa e o que estão achando da sua performance no mercado.


O blog corporativo permite ainda que você conheça melhor o seu público-alvo, saiba o que ele procura na internet, livrando a sua empresa de uma pesquisa de mercado, por exemplo, pois a partir das informações coletadas por meio do blog você poderá direcionar seus produtos e serviços de acordo com o que vem sendo procurado no seu blog. Por isso manter o seu blog corporativo sempre atualizado, com informações relevantes sobre o seu nicho de atuação, é imprescindível, pois é por meio do conteúdo postado no blog que as pessoas conhecerão a sua empresa, os seus produtos e serviços e a sua identidade corporativa.


Permita que as pessoas conheçam a sua empresa por meio do seu blog corporativo, pois assim você personifica a sua empresa, mantém um relacionamento saudável com seus clientes e ainda alavanca seus resultados, já que o blog corporativo é a porta de entrada para o seu site ou estabelecimento físico. É por meio dele que você dissemina os valores da sua empresa, construindo sua marca perante o público em geral de forma financeiramente acessível e de fácil manutenção. Contudo, para que o seu blog corporativo seja um sucesso na internet, alguns cuidados devem ser tomados na hora de criar o conteúdo a ser postado. Conheça esses cuidados:


§  Linguagem clara, discreta e descontraída;


§  Textos curtos, de fácil leitura e entendimento;


§  Jamais critique concorrentes;


§  Responda às críticas de forma cordial;


§  Não use palavras de baixo calão ou que remetam a situações de discriminação;


§  Não poste piadas de mau gosto;


§  Seja autêntico, sem ser arrogante.


 


Satisfeita a pergunta de por que criar um blog corporativo para a sua empresa? Não? Então vamos destacar os principais benefícios desta poderosa ferramenta de comunicação:


 


§  Sua empresa está na internet, 24h por dia, mantendo relacionamento com o seu público;


§  É uma ferramenta fácil de criar e manter;


§  Custo muito reduzido;


§  É um canal de comunicação com o seu cliente;


§  Promove seus produtos e serviços;


§  Distribui conteúdo relevante e atrativo ao seu público;


§  Conquista clientes;


§  Fecha negócios.


 


Eis o porquê de a sua empresa ter um blog corporativo: relacionamento. Estamos na era do contato, da troca de conhecimento, por isso sua empresa não pode ficar de fora deste processo, pois não há volta. Estamos nos comunicando todo o tempo e, para que sua empresa seja conhecida, ela também tem que comunicar, principalmente na internet.