Mais conhecido como SEO – Search Engine Optimization, otimização de sites é a utilização de técnicas e estratégias de posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. Quando você ou uma agência digital especializada, como a W2N, cria um conteúdo para o seu site, é preciso tomar alguns cuidados para informar aos mecanismos de busca, como Google e Yahoo, que o seu site possui determinado conteúdo, e que esse conteúdo será relevante para quem buscar o mesmo assunto na internet.


O papel das técnicas e estratégias de otimização é preparar o seu site para que ele seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca, tornando-se conhecido na rede e visitado com maior frequência. À medida que o seu site receber mais visitas, o seu posicionamento na lista dos buscadores vai subindo.


Quando o seu site estiver em fase de desenvolvimento, já é possível ir moldando-o para que as estratégias de SEO estejam incorporadas a todas as páginas. Primeiramente, você deve definir o seu negócio em uma, ou no máximo duas palavras. Essas serão as palavras-chave, ou tags, que deverão aparecer sempre que possível em todos os conteúdos do seu site. Será melhor ainda se você conseguir inserir essas palavras já no seu domínio, ou seja, no nome do seu site. Por exemplo: você comercializa edredons direto da fábrica, somente pela internet, sem loja física. Seu domínio poderia ser www.compreedredon.com.br. Seu produto principal já está mencionado no nome do seu site, o que lhe dará uma vantagem a mais nos resultados das buscas.


Outra dica é desenvolver conteúdos relevantes para o seu público-alvo, tornando o seu site mais do que um site corporativo, mas também um canal de informações. Pessoas que compram edredons querem saber como lavá-los, como guardá-los, como tingi-los, e você pode fornecer essas informações a todo mundo, não só para quem visita o seu site para comprar efetivamente. Esta estratégia aumenta o número de visitas do seu site, melhorando também o seu posicionamento perante os demais concorrentes, o que futuramente gerará mais negócios para a sua empresa.


Nos artigos e conteúdos desenvolvidos para o seu site, é possível ainda negritar palavras importantes, que tenham a ver com o seu produto ou serviço. Os buscadores entendem essa informação como importante, enviando o seu site para as primeiras colocações nos resultados de busca.


Para que suas estratégias de SEO sejam eficazes, é preciso também compreender a dinâmica dos internautas, como eles pensam e como procuram pela informação na rede. Por isso, ao criar um conteúdo para o seu site, opte por títulos e subtítulos que contenham “o que é”, “como fazer”, “modelo”. Esses são alguns dos termos que, aliados a um assunto específico, compõe as buscas dos internautas. Mais um exemplo: você está em busca de um profissional para o desenvolvimento do seu site, crie conteúdo para ele e gerencie todos os processos, inclusive as técnicas e estratégias de SEO. Você vai até o buscador e lança termos como “criar site”, “agência digital”, “otimização de sites”, “SEO”. Aparecerão diversos sites de empresas que oferecem estes serviços, e a que melhor estiver posicionada na busca natural, ou seja, que não tenha link patrocinado, é a agência digital que tem mais visitas e soube utilizar da melhor maneira possível as técnicas e estratégias de otimização de sites.


Se você ainda não percebeu, acabamos de utilizar exatamente as mesmas estratégias que descrevemos acima neste artigo. Inserimos palavras-chave, começamos o título do artigo com o termo “o que é” e adicionamos o foco do assunto, “otimização de sites”. Citamos o nome da nossa agência digital, W2N, e negritamos as palavras mais importantes em nosso conteúdo, que sem dúvida, vai chamar a atenção de quem está disposto a aprender um pouco mais sobre SEO – Search Engine Optimization ou, simplesmente, Otimização de Sites.


Esta é uma parte da estratégia por trás do sucesso nos resultados nos buscadores como Google, porém ela vai além dessas dicas, por isso é importante ter ao seu lado uma agência digital como a W2N, que compreenda esses mecanismos e saiba tirar o melhor proveito deles.