Todo mundo está lá, inclusive pessoas famosas, bandas e até empresas... Mas o que as redes sociais têm de tão especial? Pessoas famosas possuem fãs, e querem estar em contato com eles para saber como anda a sua imagem pública; bandas também têm fãs, e querem saber o que esses fãs querem ouvir; empresas têm clientes, e elas querem ouvir esses clientes para oferecer mais e melhores produtos e serviços. Simples assim.

 

E como conquistar clientes com as redes sociais? Construindo relacionamentos. O próprio nome já diz, “redes sociais”, por isso, o segredo é conhecer pessoas e oferecer algo de interessante a elas. Ir direto ao ponto, mostrando seu produto ou serviço, pode afugentar os seus clientes. Dessa maneira, invista em oferecer algo de graça, que faça com que as pessoas curtam a sua Fan Page e compartilhem o seu conteúdo com as suas redes. Assim a sua empresa se torna conhecida e passa a ter mais seguidores, que podem vir a se tornar clientes, caso você tenha uma boa estratégia de marketing digital.

 

Para traçar uma boa estratégia de marketing digital você deve ter bem definido os objetivos da sua empresa. A partir daí, conhecer o seu público e saber o que ele quer é o próximo passo para desenvolver as ações de marketing e publicidade da sua empresa na web. O principal objetivo das suas ações nas redes sociais é fazer com que seus clientes achem a sua empresa, conheçam os seus produtos e comprem.

 

Para se tornar uma empresa interessante nas redes sociais, você pode começar criando conteúdos relevantes para o seu público, ou seja, artigos sobre assuntos que o seu público gostaria de saber, fazendo com que os acessos ao seu site aumentem. Com conteúdo de qualidade, as pessoas se interessarão mais pelos seus produtos e serviços, visitando links que estejam na sua Fan Page, como para o seu site ou blog.

 

Atrair a atenção dos internautas, principalmente nas redes sociais, requer um bom banco de imagens, pois as pessoas costumam ser mais visuais, ou seja, olham primeiro para a imagem e, se esta for interessante, acabam por buscar o conteúdo escrito. Dessa maneira, apostar em vídeos, compartilhamento de e-books, seminários online e outras formas de interação com o público é uma boa maneira de fazer com que seu conteúdo seja compartilhado na web.

 

Criar promoções e dar recompensas por conteúdos compartilhados são duas estratégias que vêm sendo muito utilizadas. Promoções que exigem o preenchimento de um pequeno cadastro, ou uma “curtida” na sua Fan Page traz seguidores e fornece gratuitamente um banco de dados para posteriores ações de relacionamento, como e-mail marketing, por exemplo. Fornecer conteúdo especializado, com um e-book, como recompensa por compartilhar o conteúdo de um artigo, ou até mesmo o link para baixar o e-book costuma funcionar muito bem, já que as pessoas consomem cada vez mais conhecimento por meio da internet.

 

O mais importante para conquistar clientes nas redes sociais é manter um bom relacionamento com as pessoas que seguem a sua empresa. Prestar informações, fornecer conhecimento gratuitamente, dar feedback sobre alguma crítica, manter as pessoas conectadas com o seu negócio, conversar e se relacionar, coisas que você consegue facilmente dedicando tempo e esforço para construir a sua marca de uma forma inteligente e eficaz nas redes sociais. Contudo, nem sempre é possível para um empreendedor despender esse tempo, por isso a W2N mantém uma equipe especializada em redes sociais para gerenciar o seu conteúdo e transformar os seus seguidores em clientes, promovendo resultados a curto, médio e longo prazo.