Não há mais ninguém que diga que é uma febre passageira. As redes sociais estão aí e chegaram para ficar, tanto para as pessoas em geral quanto para as empresas. Mas afinal de contas, o que são as redes sociais?

 

As redes sociais são agrupamentos de pessoas ou organizações que se conectam por terem objetivos em comum, formando uma verdadeira rede de troca de conhecimento e informação. Elas se utilizam de recursos visuais e audiovisuais para despertar o interesse das pessoas e assim conquistar cada vez mais membros.

 

No plano pessoal é fácil visualizar a serventia das redes sociais, já que elas possibilitam que você mantenha contato com seus amigos e familiares de forma rápida e em tempo real. Mas e no meio empresarial, para quê elas servem? Como é possível utilizá-las para obter mais e melhores resultados para a sua organização?

 

O objetivo principal das redes sociais no âmbito das organizações é promover um relacionamento mais próximo com os clientes e consumidores, humanizando assim o atendimento às demandas de quem confia na marca e deseja saber mais sobre ela. Ao contrário dos serviços de atendimento ao consumidor, os famosos SAC, as redes sociais permitem uma conversa mais descontraída, que construa um relacionamento verdadeiro entre a empresa e o cliente.

 

Os benefícios de se investir nas redes sociais são inúmeros, pois clientes satisfeitos e informados são fiéis à marca e se transformam em verdadeiros embaixadores dos produtos e serviços em que confiam. Essa confiança gerada pelo contato sincero da empresa com seus clientes gera engajamento, ou seja, além de manter o seu cliente, você tem a certeza de que ele compartilhará suas atualizações nas redes sociais com outras pessoas, pulverizando o conhecimento gerado pela sua empresa e, consequentemente, a fama de seus produtos e serviços aumentará consideravelmente.

 

Além de estar mais próximo de seus clientes com as redes sociais, ainda é possível monitorar as ações da sua concorrência, tomando conhecimento das estratégias utilizadas por ela e assim tendo uma base de dados confiável para estabelecer a sua estratégia dentro das redes sociais. Isso se chama benchmark, buscar as melhores práticas da concorrência, melhorá-las e aplica-las ao seu negócio.

 

Também é possível conquistar novos clientes por meio das redes sociais, já que muitas possuem mecanismos de busca por palavras-chave, identificando quem está falando sobre o quê. A partir daí é possível selecionar o seu público-alvo e desenvolver campanhas de afiliação, onde quem curtir ou seguir a sua página poderá ganhar um prêmio.

 

Com a internet, os recursos de marketing se multiplicaram, e o que é melhor: também possuem um custo muito mais acessível do que uma campanha tradicional. Se você deseja ingressar nas redes sociais de forma efetiva e que traga resultados, não deixe de conversar com a equipe da W2N. Estamos completamente preparados para atender suas demandas!