O objetivo de se otimizar um site é gerar mais tráfego e concretizar mais vendas, mais visualizações, mais afiliações, enfim, cada empresa possui uma meta a alcançar. Mas como mensurar os resultados dos seus esforços em otimizar o seu site? Como saber se está tudo indo bem ou se é preciso reestruturar a sua estratégia?

 

Posicionamento

O primeiro sinal de que tudo está dando certo é a melhoria no seu posicionamento nos mecanismos de busca. Se o seu site estiver entre os 10 primeiros então, tudo perfeito! Mas atente-se: estar entre as primeiras posições nos mecanismos de busca não significa ganho algum para a sua empresa. Significa apenas que as chances do seu site ser visitado são maiores.

 

Número de visitas / Tráfego

Aí, sim, se o número de visitas ao seu site triplicou, é sinal de que a sua estratégia realmente surtiu efeitos. Contudo, avalie se a fonte das visitas é de fato o mecanismo de busca. Muitas vezes outras campanhas de marketing realizadas ao mesmo tempo podem influenciar neste quesito.

 

Compartilhamentos

Outra maneira de verificar o sucesso da sua estratégia de SEO é verificar se o número de compartilhamentos da sua página aumentou. Se houver um crescimento no número de pessoas que divulgaram o seu conteúdo, quer dizer que você está atingindo o seu público e mais além.

 

Conversão

Este é o indicador mais importante para verificar se a sua estratégia de otimização deu certo. Taxa de conversão é o número de pessoas que visitaram o seu site e realizaram a ação que você desejava, seja uma compra, o preenchimento de um cadastro ou o compartilhamento de um conteúdo. É aqui que você tem a certeza do seu sucesso.

 

Além destes indicadores, existem vários outros que podem ser utilizados, no entanto, para quem está começando com estratégias de SEO, o mais indicado é não ter mais do que cinco indicadores para acompanhar. Uma ferramenta maravilhosa que pode ser sua aliada neste início de carreira no mundo virtual é o Google Analytics, que fornece informações de visitas, páginas, duração, novos visitantes e taxa de rejeição. Com ele é possível acessar gráficos e comparar períodos de movimentação no seu site, para verificar os resultados obtidos após a sua otimização de conteúdo.

 

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