Uma das etapas mais importantes no planejamento de lançamento do seu site é escolher um domínio, ou seja, um endereço para o seu site. Não basta ser um nome qualquer, tem que ter impacto e refletir a imagem da sua empresa.

 

O nome do seu site deve ter tudo a ver com o seu produto ou serviço e, principalmente, com o que os internautas buscam na web. Se você vende notebooks, o seu domínio deve conter a palavra “notebooks” para que os mecanismos de busca achem o seu site facilmente e assim você conquiste melhores posições na lista de resultados. Dessa maneira, encontre uma palavra-chave que define o seu negócio e registre o domínio.

 

As pessoas deverão lembrar o nome do seu site, por isso escolher palavras fáceis e curtas é a melhor pedida. Dispensar caracteres especiais, como hífen, sublinhado e números, pois isso dificulta o entendimento das pessoas. Atente para o fato de que a pessoa terá que compreender o nome do seu site apenas com o som, sabendo imediatamente escrevê-lo, sem dúvidas.

 

Opte por um nome original e passe longe da ideia de plagiar um nome conhecido. Trocar apenas algumas letras do nome de uma marca reconhecida é, além de deselegante, o primeiro passo para matar o seu site na web. Claro que essa grande empresa já pensou nesta possibilidade e já registrou o domínio ou possui esta palavra como palavra-chave em alguma página, que vai aparecer antes da sua, certamente.

 

Para garantir o seu negócio na web, procure registrar o seu domínio em pelo menos duas extensões: .com.br e .com. A primeira tem abrangência nacional e a segunda internacional. Caso não consiga adquirir o seu domínio com essas extensões, busque o .net, que está sendo bastante utilizado em virtude da superlotação nos demais.