Quando uma empresa resolve investir em campanhas de marketing digital para chegar mais próximo de seus clientes, vender mais produtos, aumentar a sua base de dados, enfim, alcançar um objetivo específico, a primeira ação que vem à cabeça é desenvolver uma campanha de links patrocinados. Mas como fazer isso?

 

Primeiramente, é preciso esclarecer que, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, existem outras ferramentas além do Google que oferecem esse tipo de serviço. É o caso do Facebook, que já está bastante avançado neste tipo de publicidade, e do Yahoo, que também possui uma plataforma para inserção de links patrocinados no seu buscador. Contudo, com toda a certeza o Google ainda é a ferramenta mais usada para campanhas de links patrocinados, tanto pelo volume de buscas quanto pela flexibilidade do investimento, então vamos nos focar em como criar uma campanha de links patrocinados no Google.

 

Definir o objetivo da campanha

Antes de mais nada, é preciso definir qual o objetivo da sua campanha. Aumentar a sua base de dados de clientes, reduzir seus estoques, gerar mais tráfego no seu site, etc. Sem uma direção, é impossível criar uma campanha de links patrocinados de sucesso.

 

Definir o público-alvo

Parece algo óbvio, mas nem sempre é. Quem é o alvo da sua campanha? Quem você quer atingir com ela? Clientes atuais, futuros clientes (prospects), um novo nicho de mercado... Saiba quem você quer atingir de fato com esta campanha e esqueça todo o resto.

 

Definir o orçamento

Toda campanha de marketing e publicidade tem que ter um orçamento, por mais modesto que seja. Então verifique quanto está disposto a investir na sua campanha de links patrocinados sem comprometer outras áreas do seu negócio.

 

Definir as palavras-chave

Toda campanha de links patrocinados é formada por palavras-chave, ou seja, os termos que definem o objetivo da sua campanha. Quando esses termos forem pesquisados na internet, seu link patrocinado deverá aparecer na barra lateral do Google, como destaque. Por isso é tão importante definir palavras-chave relevantes, que realmente façam com que as pessoas encontrem o seu site na internet.

 

Definir grupos de anúncios

Para cada palavra-chave definida, você criará um grupo de anúncios. No Google Adwords você pesquisa a palavra-chave que definiu e encontra outras palavras derivadas e o número de vezes que estas palavras são buscadas no Google. A partir daí você cria um anúncio para cada palavra derivada que achar relevante para a sua campanha.

 

Criar a campanha

Após esses passos, você está pronto para pagar ao Google o valor estabelecido no orçamento e iniciar a sua campanha de links patrocinados.

 

Monitorar

Toda campanha de marketing digital necessita de um acompanhamento, e com os links patrocinados não é diferente. É preciso monitoramento constante para verificar os retornos e fazer ajustes à sua campanha para que o seu investimento seja aproveitado ao máximo.

 

Parece fácil, mas são muitos detalhes, não é mesmo? Que tal deixar a sua campanha de links patrocinados com quem compreende perfeitamente todo esse mecanismo? Com qualidade e eficiência, a W2N desenvolve a sua campanha completa e ainda monitora os seus resultados, deixando para você apenas a parte boa: os lucros. Entre em contato conosco e solicite uma apresentação desta solução!